1º Hackathon "Pratos Locais, Escolas Globais" promove soluções para alimentação escolar sustentável

18/02/2025

No dia 14 de fevereiro, o projeto Revitalgarve dinamizou o 1º Hackathon "Pratos Locais, Escolas Globais", no Campus da Penha da Universidade do Algarve, reunindo cerca de 60 participantes, entre autarcas e representantes dos municípios, da administração pública, técnicos, médicos, nutricionistas e produtores locais, para partilhar boas práticas e debater estratégias de promoção de uma alimentação escolar mais saudável e sustentável.

De entre os tópicos discutidos, destacam-se a importância da Dieta Mediterrânica e do consumo de produtos locais e sazonais na alimentação escolar, além dos desafios e oportunidades para tornar as cantinas escolares mais saudáveis e sustentáveis.

Foi também abordada a legislação em vigor e partilhadas várias boas práticas em curso para melhorar a qualidade alimentar nas escolas. Destaca-se a apresentação do protótipo de uma ferramenta digital dinâmica, que o Revitalgarve quer desenvolver, com o objetivo de procurar, de forma participada, simplificar a gestão de ementas escolares sustentáveis.

Esta ferramenta integrada visa estreitar a comunicação entre a produção e o consumo dentro da região, ajustando as necessidades de cada um, aumentando a eficácia do sistema alimentar territorial e tornando o processo da sua dinamização mais prático no dia-a-dia.

Do evento resultou a criação de um grupo de trabalho com representantes de todo o espectro de atores locais, que pretende dar continuidade ao desenvolvimento de planos de ementas baseados nos princípios da Dieta Mediterrânica e que contribuam para soluções práticas e eficazes para transformar a alimentação escolar, reforçando o compromisso de todos com um futuro mais saudável e sustentável para as gerações vindouras.