Castro Marim acolhe Feira de Maio, com apresentação do Revitalgarve
O Centro Multiusos do Azinhal, Castro Marim, acolheu mais uma edição da Terra de Maio – Feira da Cabra, que decorreu entre os dias 24 e 26 de maio, e que promoveu os saberes e sabores da Cabra de Raça Algarvia.
O Revitalgarve teve, no seminário sobre agricultura sustentável e desenvolvimento dos territórios rurais, mais um momento de divulgação, com a apresentação dos seus objetivos, linhas de ação, atividades desenvolvidas e metas a atingir, com especial destaque na área da pecuária extensiva, atendendo ao seu enquadramento com a promoção e incremento da cabra da raça Algarvia e seus produtos associados.
A apresentação foi efetuada por João Cassinello, da CCDR Algarve I.P., e foi complementada por Luís Silva, da SAIA/Quinta do Freixo, parceira do projeto, com as atividades que estão a ser desenvolvidas nesta exploração agropecuária, especialmente na área da gestão adaptativa do pastoreio e adaptação às alterações climáticas.
No âmbito do controlo e qualidade alimentar, foi apresentado o tema "Condições para o exercício de atividades de produção primária e pequena indústria (Ordenha, Mel e Fabrico de Bolos)", a cargo de Cristina Ferradeira, DGAV, entidade parceira do projeto.
A abertura do seminário foi efetuada pelo presidente da CCDR Algarve I.P, José Apolinário, e pela vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra. Foram ainda apresentados temas como a "Rede da Defesa da Floresta contra Incêndios – Execução de troços da Faixa Primária de Gestão de Combustível 2024", por António Miranda, do ICNF, e a "A nova gestão do regadio", por José Macário Correia, da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio.
Ao nível de projetos foram apresentados os projetos PRR Agro + Eficiente - "Fruteiras Tradicionais do Algarve, um património a explorar", por Luís Cabrita, CCDR Algarve e Alcinda Neves, UAlg, e o "Projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve", Projeto de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), por Catarina Cruz, da CCDR Algarve I.P e por Ángel Blazquez Carrasco, Junta de Andalucía, coordenador do projeto.