REVITALGARVE colabora no Dia Aberto de Produtores Locais, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro
Decorreu no passado dia 28 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, um Dia Aberto com Produtores, que aceitaram o desafio de participar numa sessão dirigida aos alunos da Escola e aberta à comunidade, que contou com uma mostra de produtos, showcookings e conversas abertas.
O evento foi realizado no âmbito do projeto GrowLIFE, com a colaboração do REVITALGARVE, projetos que fomentam a ligação entre produtores locais, consumidores e a comunidade escolar, com o objetivo de construir um sistema alimentar mais sustentável, saudável e consciente.
A mostra e prova de produtos contou com a participação dos seguintes produtores:
- Paula Pedro (Agrimenta, Loulé): hortofrutícolas
- Sandro Valente (Monte Cau, S.B. Alportel): cogumelos
- Tiago Epaminondas, (Olhão): hortícolas
- Ismael Saúde, (Olhão): mel e produtos apícolas; Paulo Ventura (Melgarbe);
- Luís Teixeira (Portal dos Queijos, S.B. Alportel): laticínios
- Pedro Girão (RiaFresh, Faro): verduras frescas da ria Formosa
Alunos da EHT Faro, sob a orientação dos Chefes Abílio Guerreiro, Mariline Pinguinha e Maria Colaço, desafiaram a sua criatividade e transformaram estes produtos locais, em verdadeiras iguarias gastronómicas, provando que a simplicidade da produção sustentável pode originar pratos únicos e excecionais. A Conversa Aberta foi moderada pela formadora Alexandra Trindade, onde participaram Paula Vicente (Diretora da EHTA), Sophie Matias (Câmara Municipal de Faro), Claudia Barrera-Salas (GrowLIFE) e João Cassinello (Revitalgarve). Foram debatidos temas relevantes, como a produção de alimentos mais sustentáveis e a importância dos circuitos curtos agroalimentares, o combate ao desperdício, a salvaguarda e valorização das espécies e variedades locais e dos recursos endógenos, a Dieta Mediterrânica e o impacto de escolhas sustentáveis no nosso dia a dia.