Revitalgarve participa nos Dias abertos de produtores no âmbito do projeto GrowLIFE

Os Dias Abertos de Produtores ocorreram nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portimão (25 de março) e de Vila Real de Santo António (26 de março), uma das parceiras do projeto Revitalgarve. Em ambos os eventos, as entidades parceiras do projeto estiveram presentes: em Portimão, a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, e em Vila Real, a Associação Terras do Baixo Guadiana.
No primeiro dia, sete produtores da região participaram, e no segundo, no Sotavento Algarvio, mais seis aceitaram o desafio de participar numa sessão dirigida aos alunos da escola e aberta à comunidade. O evento contou com uma mostra de produtos, prova de degustação e conversas abertas, num formato que se assemelhou a um pequeno mercado.
O evento foi promovido no âmbito do projeto GrowLIFE, com a colaboração do REVITALGARVE. Ambos os projetos visam promover a ligação entre produtores locais, consumidores e a comunidade escolar, com o objetivo de construir um sistema alimentar mais sustentável, saudável e consciente.
Em Portimão, os produtores presentes na mostra e prova de produtos foram:
- Agrimenta; Destilaria Cabeço da Eira; Monte da Casteleja; Padaria Santa Isabel (que, embora não tenha estado presente, forneceu o pão); Quinta das Castelhanas; Quinta do Vale da Lama e Salvitae.
Em Vila Real de Santo António, participaram:
- ANCCRAL – Associação Nacional dos Criadores de Caprinos da Raça Algarvia; Confraria do Figo da Índia; Duas Ribeiras; Feito no Zambujal; Nuno Pinto Cardoso; Quinta da Fornalha e Terras do Sal.
Durante as Conversas Abertas, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas essenciais, como a produção de alimentos mais sustentáveis, a importância dos circuitos curtos agroalimentares, o combate ao desperdício, a valorização das espécies e variedades locais, a Dieta Mediterrânica e o impacto das escolhas sustentáveis no nosso dia a dia.