Revitalgarve promoveu visitas a Explorações Agrícolas no âmbito da Feira da Dieta Mediterrânica

10/09/2024

No âmbito da X Feira da Dieta Mediterrânica, que se realizou de 5 a 8 de setembro, em Tavira, o Projeto Revitalgarve promoveu visitas e provas de produtos em explorações agrícolas de Tavira, abertas à comunidade, com o objetivo de demonstrar a importância da utilização de Modos de Produção Sustentáveis na produção de alimentos sazonais e sustentáveis, mais resilientes às alterações climáticas, que contribuam para a redução da pegada de carbono, e para o incremento dos circuitos curtos agroalimentares e do padrão alimentar mediterrânico.

No dia 5 de setembro, a Visita Guiada à Coleção de Fruteiras Tradicionais do Algarve, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira – Polo de Inovação de Tavira, organizada pela CCDR Alg, incluiu Provas gastronómicas – Frutos e Transformados de Variedades Tradicionais de Figo e Amêndoa, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, parceira do Revitalgarve.

As três visitas que decorreram nos dias 6 (Quinta Maria Flaminga), 7 (Quinta do Monte do Álamo) e 8 (Horta do Cabeço) foram direcionadas para toda a comunidade, com o objetivo de dar a conhecer as boas práticas agrícolas utilizadas nestas explorações na produção de alimentos saudáveis e sustentáveis, e pelo contributo destes Modos de Produção Sustentáveis para a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Em todas as explorações foram realizadas provas de produtos da época, oportunidade para divulgar os produtos destas explorações, como o de proporcionar um bom momento de convivialidade dos participantes e de discussão sobre diversos temas relacionados com a Dieta Mediterrânica.  

Visitas de campo 

Quinta da Maria Flaminga, 6 de setembro

Cerca de 40 participantes deslocaram-se à Quinta da Maria Flaminga, em Tavira, para conhecer esta exploração agrícola que aposta na "Sustentabilidade dos Produtos Biológicos". A visita foi conduzida por António Marreiros e João Cassinello, técnicos da CCDR Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, e por Ana Arsénio, técnica da Associação In Loco, e teve como objetivo apresentar resultados dos projetos-piloto que estão a ser implementados no âmbito do projeto Revitalgarve

Com cerca de 7 ha, a Quinta da Maria Flaminga está certificada em Modo de Produção Biológico (MPB) e produz frutícolas e hortícolas em estufa e ar livre.

Foram divulgadas boas práticas agrícolas e tecnologias em Modos de Produção Sustentáveis para valorização dos produtos e uma melhor adaptação às Alterações Climáticas, ao nível da Gestão Sustentável do Solo (ex: adubação verde, destroçamento de culturas, mobilização mínima do solo, rotação de culturas), Gestão de ervas espontâneas (corte, tela cobertura do solo/plástico biodegradável, rega gota-a-gota), Outras Boas Práticas (luta cultural para a promoção de auxiliares e luta biológica, recurso aos polinizadores, energia solar).

A exploração possui uma loja para venda direta dos seus produtos aos consumidores.

Monte do Álamo, 7 setembro

A Quinta do Monte do Álamo, uma unidade de agroturismo, foi o local visitado que juntou cerca de 15 participantes para partilha de conhecimentos sobre o tema da sustentabilidade e produção biológica. 

A exploração, com uma área de 7 ha, sobretudo de pomar tradicional de sequeiro, está certificada em MPB, e produz essencialmente figos, alfarroba, amêndoas e azeitona, além de produtos hortícolas, para consumo na exploração.

Foram divulgadas boas práticas agrícolas na Gestão Sustentável do Solo e na promoção da Biodiversidade, com destaque na preferência por utilização de variedades regionais de fruteiras, mais adaptadas às condições edafoclimáticas da zona, bem como mais resistentes a pragas e doenças e situações de seca.

Dispõe ainda de uma cozinha onde promovem workshops de culinária inspirados na gastronomia mediterrânica.

Horta do Cabeço, 8 setembro

Na última visita promovida pelo projeto Revitalgarve no âmbito na X Feira da Dieta Mediterrânica, foi realizada na Horta do Cabeço, em Tavira.  Cerca de 20 participantes tiveram oportunidade de conhecer esta exploração certificada em MPB, com cerca de 3,5 ha de culturas frutícolas (abacates, mangas e laranjas, e pomar tradicional de sequeiro (oliveiras, alfarrobeiras e figueiras)), e hortícolas ao ar livre.

Foram debatidas boas práticas agrícolas, como a gestão sustentável do solo, gestão de ervas espontâneas, rotações e consociações de culturas e proteção fitossanitária, bem como a importância de promover sistemas de produção em Modos de Produção Sustentáveis para a valorização dos produtos e uma melhor adaptação às alterações climáticas.

Esta exploração conta ainda com um pequeno núcleo de ovinos que pastoreia áreas definidas da exploração, especialmente no controlo de infestantes e na manutenção de áreas limpas e resilientes aos incêndios.

Os produtos são escoados para os mercados de proximidade.

Brevemente serão disponibilizadas na página do projeto (revitalgarve.pt) fichas de caraterização destas explorações, onde poderá ser consultada informação geral e técnica.  

© 2024 REVITALGARVE
Projeto Revitalgarve 
Powered by Webnode Cookies
Create your website for free!