Revitalgarve sensibiliza para a pecuária extensiva como modelo para o futuro
No dia 11 de abril decorreu no concelho de Mértola, numa iniciativa do projeto Revitalgarve, uma ação de divulgação em Pecuária Extensiva, que contou com 59 participantes, entre produtores pecuários, técnicos, investigadores, associações pecuárias e associações de desenvolvimento local, docentes e alunos da Universidade do Algarve.
O grupo visitou a Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola, visita conduzida por Ricardo Vieira (ADPM/CC Lã), e a exploração agropecuária Sociedade Agrícola Vargas Madeira (SAVM), em Corte Gafo, unidade de demonstração afeta a este projeto, onde o sócio-gerente João Madeira explicou práticas de gestão de pastoreio e estratégias de adaptação às Alterações Climáticas.
A visita terminou com a apresentação do projeto RevitAlgarve por João Cassinello (CCDR, I.P. | Agricultura e Pescas), com uma abordagem multidisciplinar à temática da Pecuária Extensiva, e com as intervenções da docente Alcinda Neves (UALg), da investigadora Teresa Carita (INIAV, I.P.) e Ricardo Vieira (ADPM).
O Revitalgarve, projeto financiado pelo PRR, assente numa rede de 12 parceiros públicos e privados, entre os quais a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P. - Agricultura e Pescas, é um projeto que pretende criar um modelo de organização do Sistema Alimentar do Algarve, baseado numa Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA) e no consumo local dos produtos com origem na RPLA.
Promove, nesse sentido, uma intervenção nas áreas de produção, processamento, distribuição, abastecimento, organização, comercialização e consumo de alimentos, desenvolvendo um modelo de organização da economia territorial que reconheça a diversidade e o potencial natural e social da região.
Créditos texto e fotos: CCDR, I.P. | Agricultura e Pescas