Sessão de informação sobre Boas Práticas de abastecimento local de cantinas escolares
Com vista a contribuir para o aumento da introdução de mais produtos locais em cantinas escolares da região do Algarve, um dos objetivos do projeto REVITALGARVE, foi realizada uma sessão online sobre "Boas práticas de projetos e experiências de abastecimento local de cantinas escolares", no passado dia 25 de junho.
Cerca de 45 pessoas assistiram à apresentação das experiências das Câmaras Municipais de Torres Vedras e de Viana do Castelo, de municípios, agrupamentos de escolas e outros estabelecimentos escolares, DGESTE, CCDR Algarve e outras entidades.
As iniciativas partilhadas são estratégias locais assumidas pelas autarquias, com impactos positivos numa alimentação mais saudável e sustentável, na educação alimentar e economia local.
O "Programa de sustentabilidade na alimentação escolar - PSAE" da Câmara Municipal de Torres Vedras inclui, entre outros aspetos, a adaptação do plano de ementas à disponibilidade, sazonalidade, variedade destes produtos e gastronomia local. Para o sucesso da implementação da estratégia, a equipa de Torres Vedras, trabalhou num levantamento de produtores locais e na planificação da produção, o que resultou na integração de critérios como a frescura, a apresentação de fichas técnicas, a possibilidade de receber visitas escolares e as boas práticas ambientais, que são avaliados para os 13 lotes diferentes que serão apresentados em concursos públicos.
O "Programa municipal de alimentação escolar" da Câmara Municipal de Viana do Castelo, inclui a integração de critérios já referidos como a frescura, e a criação de 21 lotes diferentes que promovem a valorização da produção local. Outro aspeto inovador foi o apoio na organização de uma formação para capacitar pequenos produtores e fornecedores locais a utilizarem a plataforma das compras públicas.
Esta foi mais uma oportunidade da equipa do Revitalgarve em reforçar a mensagem de que um dos
objetivos deste projeto é a criação da Rede de Produtores Locais do Algarve, que engloba o levantamento
dos produtores e suas produções, e o apoio aos municípios e outras entidades para a implementação dos
Sistemas Alimentares Territoriais com produtos da RPLA na restauração coletiva.